Procura-se Community Manager

por: Bernardo Lemgruber   March 6, 2015 00:00 em General

Em 2014, o VTEX Lab deu um salto: lançamos o portal com a intenção de criar um canal de comunicação mais claro com nosso ecossistema de parceiros e clientes, que trabalham com a plataforma diariamente. Se quiser saber mais sobre a criação do portal, assista a essa palestra.

Com ele, vieram alguns desafios: publicar conteúdo no blog, manter a documentação atualizada e, o mais importante, manter a Comunidade ativa e relevante.

Agora, em 2015, queremos expandir a Comunidade, um produto que se tornou estrategicamente muito importante para nós. E para realizar esse plano, estamos buscando um Community Manager.

community-manager

O que é ser um Community Manager aqui no Lab?

Basicamente, o nosso Community Manager será o responsável por assegurar que a comunicação e interação da VTEX com todo o nosso ecossistema ocorra da melhor maneira possível. Isso envolve um range amplo de atividades e responsabilidades.

Desde moderar as perguntas e garantir a qualidade do material gerado até promover encontros e eventos, criar estratégias de engajamento dos usuários e aprimorar a documentação da plataforma.

Um dos eventos que organizamos duas vezes por ano (pelo menos) é o Fórmula VTEX, uma hackathon de 48 horas. Formam-se times full-stack de até 5 pessoas, cada time inscreve um projeto de melhoria, produto ou qualquer ideia maluca e tem até o momento das apresentações (de 5 minutos) para executar a sua ideia. Vários projetos do Fórmula já se tornaram produtos e soluções aplicadas para os clientes. Confira como foi a última edição:


É muito importante que o Community Manager tenha algum conhecimento prático em programação web. Claro que não é necessário saber tudo (afinal, é para isso que servem as equipes) mas existe uma diferença importante entre gerar mais demanda interna e ajudar a suprí-la. Por isso, trabalhar de forma independente e ágil é imprescindível.

Para ser nosso Community Manager também é necessário se comunicar muito bem (essa é uma boa parte do trabalho) tanto por escrito quanto oralmente. E saber falar espanhol e inglês é um ótimo diferencial, já que estamos em processo de expansão para outros mercados e países.

Quais são os desafios?

A filosofia do nosso trabalho aqui na VTEX é baseada no conceito de ownership, ou seja, você é dono(a) e responsável pelo seu trabalho. Isso significa que seu sucesso ou fracasso depende exclusivamente de você mesmo(a). No caso da Comunidade, por exemplo, o nosso futuro Community Manager será o owner, com todos os prestígios e responsabilidades que isso traz.

Costumamos dizer que lidar com a liberdade é um dos maiores desafios, porém também é uma das maiores vantagens de estar num ambiente como o da VTEX. Como owner da Comunidade, você terá liberdade para propor e executar suas ideias da forma como acreditar que vá gerar mais resultados. Ah, e os erros não são mal vistos, são quase bem vindos, se a gente aprender com eles.

Como a Comunidade é um produto relativamente novo, ainda há muito a desbravar e descobrir. A imprevisibilidade faz parte do trabalho. E aí, vai encarar os desafios? Inscreva-se agora!