release note

Conheça a Substituição de Pedidos

por: Breno Barreto   May 30, 2017 17:52 em Release Notes

Quem nunca enviou uma compra para um endereço antigo ou usou o cartão de crédito errado? Pensando em facilitar a vida dos clientes de e-commerce e a operação das lojas VTEX, lançamos no VTEX Day 2017 a Substituição de Pedidos, uma nova forma para clientes gerenciarem suas compras.

Com a Substituição de Pedidos, clientes poderão alterar dados de seus pedidos realizados, como: endereço, tipo de frete, forma de pagamento e SKU. Tudo isso sem precisar realizar um novo pedido manualmente e sem precisar falar com o suporte da loja!

O mais importante é que as condições comerciais do pedido original são mantidas: caso o cliente tenha descontos ou promoções aplicadas no pedido original, elas continuam valendo no pedido substituído. Quando não for possível manter as condições comerciais para um pedido, a substituição fica indisponível.

Como funciona

Com a nova funcionalidade de Substituição de Pedidos, clientes ganham uma página de Meus Pedidos redesenhada, com opções de alteração e cancelamento:

substituicao-de-pedidos-1

Ao selecionar Alterar pedido, o cliente é levado para uma tela onde escolhe qual informação gostaria de substituir:

substituicao-de-pedidos-2

Para concluir a alteração, ele é conduzido ao carrinho e ao checkout, onde pode mudar o SKU, o endereço, o frete e a forma de pagamento.

É necessário fechar a compra para concluir o processo, mas o cliente nunca é cobrado duas vezes: em alguns casos o pagamento anterior será reaproveitado; quando não for possível, a cobrança anterior no cartão de crédito é automaticamente estornada.

Ativando em sua loja

A Substituição de Pedidos é uma feature opcional. Para oferecê-la em sua loja, é necessário ativá-la nas configurações do OMS:

substituicao-de-pedidos-3

Customização

Vale ressaltar que a Substituição de Pedidos implementa uma nova página de Meus Pedidos, e qualquer customização realizada na versão atual será perdida. Será necessário recriar todas as customizações sobre a página nova.

Para lojas que têm customizações nessa página, recomendamos ativar a feature em ambiente beta para reaplicar e validar as novas customizações antes de ir ao ar.

Saiba mais sobre como funciona a feature no VTEX Help.