release note

Contas Alternativas no PCI Gateway

por: Daniel Blando   February 25, 2016 11:21 em Release Notes

A algum tempo nossos clientes chegaram à VTEX e pediram uma solução para:

  • Quero usar a VTEX como OmniChannel, mas não consigo separar meus centros de custo.
  • Tenho uma rede de franquias, quero abrir um e-commerce em que a franquia mais próxima do cliente vai faturar, cobrar e entregar o pedido, inclusive passando o cartão na afiliação da franquia que entregou.
  • Tenho uma marca nacional, mas sócios diferentes em cada região do Brasil. Quero ter somente um website que entregue a todo país, mas os pedidos do Nordeste tem que ser cobrados por uma afiliação da minha empresa do Nordeste.
  • Tenho uma rede de supermercados e dependendo do endereço do pedido, quero que o supermercado mais próximo entregue, cobre e fature o pedido. Afinal, o gerente da filial não quer perder a venda para o “e-commerce”. Quero que essa venda seja inteiramente atendida pela filial mais próxima.
  • Tenho vários CDs pelo país inteiro, e quero que a venda atendida pelo CD do Nordeste use a afiliação do Nordeste. Não quero ficar fazendo acerto de contas gerencial entre todos eles!

Pensando nisso criamos uma funcionalidade que possibilita os itens de um pedido serem transacionados por contas alternativas. Ela foi desenvolvida entre os sistemas de logística e do PCI Gateway, e tem como finalidade permitir que o pagamento dos produtos entregues por uma doca específica seja enviado para subcontas diferentes.

 

Exemplos de uso:

  • Podemos criar a configuração entre docas e subcontas tal que os produtos entregues pela doca do RJ sejam transacionados pela subconta responsável pelo RJ. Com essa informação podemos agora criar condições de pagamentos específico para cada subconta, podendo escolher qual condição transacionará a subconta do RJ.
  • Configuramos para a loja física entregar pela doca A e a loja virtual entregar pela doca B. Assim todas as vendas entregues pela doca A serão transacionadas para a subconta das lojas físicas e, igualmente, todas as vendas entregues pela doca B serão transacionadas para  a subconta das lojas virtuais.

 

Como vou visualizar as informações?

As informações continuaram sendo exibidos como atualmente. Cada pedido porém pode ter uma ou mais transações referentes ao envio do pagamento. Então tendo um pedido finalizado na conta XPTO, mas com o pagamento enviado para a subconta RD; a conta XPTO irá enxergar o pagamento desse pedido no seu admin do PCI Gateway. A transação apenas será afetada pelas condições de pagamentos e o novo filtro de subconta.

 

Como posso configurar?

Primeiramente temos que entender o que é uma subconta. No módulo do License Manager da sua conta pode-se criar uma ou mais lojas. Cada loja criada é considerada pelo Contas Alternativas como uma subconta da sua conta principal. Então cada loja criada vai aparecer na configuração de contas alternativas como uma opção para ser selecionada.

nova_loja

No admin do PCI Gateway na área de configurações foi adicionado a opção de Contas alternativas. Você pode criar ou editar as regras entre docas e subcontas. Cada doca só pode ser associada a uma subconta, enquanto podemos ter a mesma subconta associada a várias docas.

contas

Com as docas e subcontas vinculadas, você consegue criar condições de pagamentos com o novo filtro de subconta, assim aquela subconta pode ser transacionado por uma condição que pague para uma afiliação específica.

condicao