Depoimento Summer Academy

por: Gabriela Ornellas   April 25, 2015 16:00 em Behind the Scenes

Meu nome é Gabriela Ornellas, sou a nova estagiária da VTEX. Entrei na empresa a partir do programa de estágio de verão, mais conhecido como Summer Academy. Vou relatar um pouco do que foi essa vivência e importância desse programa para mim, e o que sucedeu essa experiência. Então… segura na minha mão e vem!

gabriela

Conhecendo a Empresa

Participar do Summer Academy foi diferente de todas as minhas experiências anteriores, e do que eu imaginava que seria estagiar nessa empresa. Começando pela entrevista em que eu tinha que levar três perguntas para perguntar aos meus entrevistadores, não como um “você tem alguma dúvida sobre esse trabalho?” mas sim “nos traga três perguntas sobre o que você quiser perguntar”.

Depois de receber a ligação dizendo que passei, fiquei animada e intrigada ao mesmo tempo, sem saber com o quê eu trabalharia, pois a única informação que eu sabia era: é um projeto para a empresa. Um projeto bem legal.

O Projeto

A primeira semana foi, então, uma grande onda de informações. O que era a VTEX, como trabalhamos, quem somos (o que comemos), e, no final, um brainstorm para formularmos o que seriam os projetos. Depois de muito debate, chegamos em duas excelentes ideias: a compra recorrente e o Android Sample + SDK. Eu, com algum entendimento sobre aplicativos, me inclinei a participar do segundo projeto. E assim começamos os trabalhos.

O projeto do App + SDK, assim como o outro, foi composto por quatro integrantes: Um designer (Eu), dois back end e um front end. Todos nós ganhamos mentores de acordo com nossa função, que nos ajudavam quando surgiam dúvidas e dificuldades. Tivemos também feedback sobre nosso trabalho e o andamento do projeto, além de darmos a nossa opinião sobre o que achávamos que nossos mentores poderiam ajudar mais.

Ao final do projeto, apresentamos o aplicativo pelo Android Studio e mostramos a landing page para toda a empresa.
O aplicativo servirá como base para empresas que irão criar, junto à VTEX, lojas em versão mobile. Criamos de maneira limpa o passo a passo de uma compra feita a partir de um android, com uma documentação disponível.

O impacto desse projeto seria cada vez mais transformar a VTEX em uma empresa completa, servido os diferentes canais e se tornando omni-channel, e, assim, deixando seus clientes mais satisfeitos por oferecer serviços que estão de acordo com a maneira de compra atual, que é feita em boa parte pelo celular.

No meu ponto de vista, esse trabalho se resumiu em derrubar barreiras e aprender. Aprender MUITO. Aprendi do zero a utilizar principalmente o Android Studio e o Git, tarefa não muito fácil, mas fundamental para o meu crescimento profissional. Além disso, fiz o aplicativo me baseando no material design disponível, sob o meu ponto de vista de como aquilo ficaria em harmonia com a identidade visual da VTEX.

A Cultura VTEX

Além disso, vi acontecendo em uma empresa pela primeira vez o que ocorre em outros lugares menores: a cultura em que todos são donos, e igualmente responsáveis. Isso ajuda a criar uma noção maior do que estamos trabalhando com, e de ainda mais respeito e carinho pelo o que fazemos, pois aquilo é diretamente nosso. É uma ideologia maravilhosa que só possui benefícios. A equipe é mais unida, os problemas são rapidamente resolvidos porque todos sabem o que está acontecendo, em vez de só saber o seu próprio trabalho ou área. E esses fatores são todos diretamente relacionados ao excelente trabalho que a VTEX faz. Trabalhar como designer aqui significa uma grande liberdade atrelada à responsabilidade. Acredito que essas são as características que um designer, como eu, procura em um trabalho.

Ou seja…

Ao longo dos dois meses, expandi meus horizontes de maneira nova, corri muito atrás e o final foi gratificante. Fico muito satisfeita por ter tido essa oportunidade e por ter trabalhado com uma bela equipe e belos mentores. Acredito que quem gosta de desafios que nem eu se interessaria por esse projeto.

Após o Summer, ajudei até o VTEX Day na melhoria do projeto de compra recorrente (também desenvolvido pelo Summer Academy), e, atualmente, estou trabalhando em cima de uma melhoria visual do pricing. Os desafios não diminuíram e nem a minha vontade de resolvê-los.

Gostou? Estamos contratando!