release note

Integração Netshoes

por: Thyago Muris   June 22, 2016 15:39 em Release Notes

Depois de um período em desenvolvimento e de vários testes realizados, a integração nativa Vtex X Netshoes está disponível para todos os clientes da Vtex.

Como integrar com a Netshoes?

Primeiramente, o cliente precisa entrar em contato com a Netshoes informando que quer vender os seus produtos na Netshoes e/ou Zattini.

Depois de feito o acordo comercial entre o lojista e a Netshoes, o lojista vai receber um token, que é sua chave de acesso para iniciar a integração.

Importante ressaltar que ao realizar o acordo comercial com a Netshoes, eles irão identificar o segmento da loja para configurar a integração de acordo. Ou seja, se você possui uma loja no ramo de calçados, eles classificarão isso na sua integração, com isso, será exigido alguns campos como Tamanho e Cor. É obrigatório que esses campos de atributos sejam configurados na plataforma VTEX, caso não possua, a integração não poderá ser realizada. Esta é uma exigência da NetShoes!

Identificando os Segmentos e os Campos de Produto obrigatórios:

  • Calçados: Cor e Tamanho
  • Roupas: Cor, Tamanho e Gênero
  • Suplemento: Sabor

Antes de configurar sua integração no Bridge, é preciso verificar se será utilizada a Política Comercial da loja principal ou outra política. Caso o lojista cadastre uma Política Comercial específica para Marketplace, os skus vinculados a Política Comercial devem ser verificados e a configuração da doca também.

Com todas as configurações feitas, o próximo passo é entrar no Bridge, no menu configurações e clicar no card de configuração da Netshoes e configurar os campos de acordo com a explicação abaixo.

confnetshoes
  • Id do afiliado:  esse campo deve ser preenchido com um ID de afiliado que não existe no cadastro de afiliados do OMS. O ID só aceita consoantes e com três dígitos.
  • Política comercial:  ID da política comercial criada pelo Lojista
  • Chave de acesso a API da Netshoes: token de acesso que a Netshoes forneceu ao lojista.
  • Enviar nome completo do sku (Nome do produto – Nome do sku):  determina como será enviado com o nome do seu sku.
    • Marcando SIM, será enviado nome do produto com o nome do sku separados por um traço.
    • Marcando NÃO, será enviado só o nome do sku.
  • Taxa de divergência de preço (Percentual): informar o percentual de divergência de preço que a integração aceite, caso o valor total de um pedido for menor do que o valor total esperado. Quando o valor do pedido é maior que o percentual cadastrado, o pedido fica parado no Bridge.
  • Nome do atributo Cor na VTEX: se os skus do lojista trabalham com Cor, informa qual o nome do atributo cadastrado na loja representa o atributo Cor.
  • Nome do atributo Tamanho na VTEX: se os skus do lojista trabalham com Tamanho, informa qual o nome do atributo cadastrado na loja representa o atributo Tamanho.
  • Nome do atributo Gênero na VTEX: se os skus do lojista trabalham com Gênero (masculino / feminino), informa qual o nome do atributo cadastrado na loja representa o atributo Gênero.
  • Nome do atributo Sabor na VTEX: se os skus do lojista trabalham com Sabor, informa qual o nome do atributo cadastrado na loja representa o atributo Sabor.
  • E-mails para notificações: email do responsável de acompanhar a integração da Netshoes.
Obs.: Nos campos de especificação do atributo, é para preencher com o título do atributo e não o conteúdo. Para consultar o título do campo, entre no admin da plataforma, acesse o módulo E-Commerce, clique em  Categoria, clique em Ações e em seguida Campo (SKU) ou Campo (Produto). Veja o título do campo na coluna “Nome”.
É importante verificar se possui campos de atributos em Categorias específicas, ao invés de verificar apenas na Categoria Pai. É possível que uma categoria específica, exemplo Blusas, tenha um campo Cor, enquanto que a categoria Acessórios, não possua. Neste caso, identifique no campo “Nome do atributo Cor”  o título do atributo que estiver cadastrado em Blusas.
É interessante manter um padrão no  nome dos atributos para a integração considerar todos os atributos. Por exemplo, se em uma categoria eu tenho um campo Cor e na  outra categoria eu tenho campo Cores, o ideal seria colocar “Cor” em todos.
Depois de configurar todos os campos, é só salvar a configuração e reindexar a loja.
 

Podem acontecer erros de divergência de preço?

Sim, podem acontecer. No momento de fechamento de compra na plataforma da Netshoes, o preço atual do produto não é consultado na loja da VTEX. Caso o seller tenha mudado o preço há pouco tempo, pode acontecer a divergência de preço.

Pode acontecer de vender sem estoque?

Sim, pode acontecer. No momento de fechamento de compra na plataforma da Netshoes, não é consultado o estoque atual do produto na loja da VTEX e esse problema pode acontecer principalmente com produtos com estoque raso.

Pode acontecer de vender com prazo de entrega e preço de frete diferente do cadastrado na VTEX?

Sim, pode acontecer. A Netshoes pede aos parceiros que cadastrem a planilha de frete do lojista na plataforma deles, ou seja, o SLA e o valor cobrado será sempre o que está cadastrado na Netshoes. Quando o pedido integrar com a plataforma da VTEX, o prazo e sla de entrega será considerado o cadastrado na plataforma da VTEX, se o prazo de entrega informado na Netshoes for 5 dias úteis com frete de R$ 40,00 e na plataforma da VTEX estiver com prazo de entrega 10 dias úteis e R$50,00 de frete, será considerado o da VTEX.
O ideal é que a planilha de frete enviada para a Netshoes seja igual a planilha de frete da plataforma VTEX.
Caso haja alguma difença de valores no frete, considere o campo “Taxa de divergência de preço” para indicar qual o máximo aceito na divergência de valores para que o pedido seja integrado.

O que mais é importante saber sobre a integração da Netshoes?

  • A busca de pedido é disponibilizada por uma API da Netshoes onde um robô busca a cada 5 minutos os pedidos disponíveis para integração.
  • A plataforma da Netshoes tem uma limitação de 100 chamadas (request’s) por minuto.

 

  • http://www.celulaviva.com.br Fabio Santos

    Muito bom. VTEX evoluindo sempre.

  • André Corazim

    Olá, sabes dizer onde localizamos os atributos 😕
    – atributo Cor
    – atributo Tamanho
    – atributo Genero

    • http://www.honeybe.com.br Luiz Felippe Daflon Felga

      Cara…
      na categoria / Acçoes / campo SKU

      • André Corazim

        Bom dia Luiz,
        Vlw pelo Help!