release note

Marketplace Catalog Importer e VTEX Matcher

por: Higor Ramos   March 24, 2016 16:51 em Engineering, Release Notes

Foi lançado hoje o novo modulo de Importação de SKUs para marketplace, a solução é composta por dois sistemas sendo eles o Catalog Importer e o VTEX-Matcher.

O novo modulo é mais ágil, consistente e extensível quando comparado a solução anterior, o objetivo continua sendo receber sugestões de sku, realizar o processamento e permitir a tomada de decisão de inclusão de produtos e skus no catálogo.

O que é o Catalog Importer?
Sistema responsável pelo recebimento do catálogo de produtos dos sellers configurados por uma loja que é marketplace VTEX.

O que é o VTEX Matcher?
Sistema responsável pelo processamento dos produtos recebidos pelo Catalog Importer, o papel do VTEX Matcher é avaliar os dados do produto e tomar decisões sobre o relacionamento do produto com o catalogo da loja.

Como funciona?
Um novo produto recebido pelo Catalog Importer está inicialmente no estado pendente. Após o processamento pelo VTEX Matcher, o produto pode ter seu estado alterado para aceito ou negado.

Quais são os estados de um produto?

  • Pendente: produto não processado ou produto processado pelo VTEX Matcher que recebeu uma pontuação maior que 30 e menor que 80
  • Aceito: produto processado pelo VTEX Matcher que obteve uma nota superior a 80 pontos
  • Rejeitado: produto processado pelo VTEX Matcher que obteve uma nota inferior a 30 pontos

Como é a pontuação do VTEX Matcher?

                O Matcher avalia o produto recebido e compara os dados com o catálogo da loja, após essa etapa acontece a pontuação segundo os critérios abaixo:

  • Nome do produto + Marca + (EAN / RefId / Nome do SKU) =95
  • Nome do produto + (EAN / RefId / Nome do SKU) =90
  • Nome do produto + Marca =85
  • Nome do produto =80

A pontuação entre 90 e 95 caracteriza uma associação de sku enquanto a pontuação entre 80 e 85 define a inclusão de um sku no produto.

Quando o produto é processado?

        O produto é processado em dois momentos:

  1. O produto é agendado para processamento imediatamente após o recebimento, o tempo de processamento pode ser de alguns minutos dependendo da carga do sistema (não se preocupe seu item está na fila de processamento e faremos de tudo para que isso aconteça bem rápido!).
  2. O processamento automático pode ser habilitado no VTEX Matcher, essa forma de processamento insere todos os produtos que possuem configurações válidas como por exemplo o mapeamento de categorias e marcas.

Como faço para acessar o Catalog Importer e o Matcher?

O acesso pode ser feito no admin da sua loja na barra de navegação dos módulos VTEX, basta selecionar o modulo Catalog Importer.

Gostou? Tem uma sugestão ou reclamação? Ficou perdido?

Use a nossa comunidade. Estamos sempre de olho no que acontece na comunidade e qualquer sugestão, dúvida ou critica será bem-vinda.

Gostou? Estamos contratando!

  • fernanda prieto

    bom dia! como é feito esse processamento? A plataforma avalia os produtos que foram procurados na barra de busca do site?

  • Bruno Damando Cury

    Olá Higor,

    Após a virada diagnosticamos que vários produtos estão quebrando os sku’s em novos produtos – o que esta causando um retrabalho que até então não tínhamos de re agrupa-los.
    Chegaram a verificar alguma situação como essa em outros clientes ?