Melhoria Mercado Livre – Mercado Envios 2

por: Thyago Muris   March 3, 2017 11:53 em

No dia 13/03/2017 (segunda-feira), vai ser implantada uma melhoria para os clientes que trabalham com a entrega dos pedidos pelo Mercado Livre (ME2).

Atualmente quando um pedido é feito e exportado pela integração, mesmo que a entrega seja feita pelo Mercado Livre através do correios, o sistema de fechamento de pedido da VTEX exige que seja informado o ID do tipo de entrega (SLA de entrega).

Essa validação muitas vezes impedia a importação do pedido para a VTEX, porque a entrega de uma política comercial não estava corretamente cadastrada no sistema de Logísticas.Como a entrega é feita pela transportadora do Mercado Livre (Correios), não seria necessário validar o SLA de entrega e nem o frete, somente se existisse estoque do produto vendido.

Com a melhoria no ar, as validações de frete e SLA de entrega não serão mais feitas, mas as mudanças que serão implementadas podem impedir a integração do pedido com o sistema de ERP da loja. Por isso é importante revisar com o seu integrador e o responsável pelo sistema de ERP o impacto dessa mudança e fazer as adequações necessárias.

 

Abaixo a descrição de cada mudança.

 

1- Qual a regra para definir qual warehouse vai sair o sku:

A regra pela escolha do warehouse, será feita sempre da seguinte maneira:

  1. Maior quantidade disponível do SKU
  2. Menor tempo de rota entre estoque X doca
  3. Menor preço de rota entre estoque X doca

A escolha de qual warehouse vai seguir a regra acima e em caso que todos os cálculos estiverem iguais, será escolhido um warehouse aleatoriamente.

 

2- Pedidos no OMS

Os pedidos no OMS terão uma pequena alteração nas informações apresentadas na tela. Como a entrega será feita pelo Mercado Livre não terá a informação de prazo estimado para entrega vem com valor zero.

O id do SLA e transportadora vai aparecer na informação vtex:fob_1 (1 será o id do warehouse que o estoque foi reservado)

 

item_fob_oms

 

3- Alterações no valores de selectedSla, deliveryCompany, courierName e shippingEstimate na API do OMS

No contrato do pedido não vai ocorrer nenhuma alteração, o que muda é a informação de 3 atributos, que são as mesmas informações que aparecem no OMS.

Nesse ponto é importante verificar com o responsável pela integração da loja com o ERP se a mudança pode afetar e, se afetar, deixar preparada a integração com o ERP quando a melhoria estiver no ar.

 

logistic_fob_api

 

 

Dúvidas sobre a melhoria

 

Preciso fazer alguma alteração no Mercado Livre ou na VTEX?

R: Não, todas as alterações que envolvem a integração do Mercado Livre e configuração da VTEX não precisam  ser feitas pelo cliente.

 

Uso ME1, essa melhoria vai ser aplicada também para a minha loja?

R: Não, a alteração é somente para o ME2.

 

Tenho um pedido que a quantidade de um sku é 3 e eu tenho essa quantidade disponível, mas em um warehouse tenho 2 e em outro warehouse tenho 1. O que acontece nesse caso?

R: O pedido vai ficar com erro no Bridge, informando que não existe estoque disponível para o sku. O sistema não vai fazer a quebra, uma vez que o Mercado Livre disponibiliza uma única etiqueta para postagem do pedido e por isso não fazemos a quebra do pedido. É necessário que um warehouse tenha disponível a quantidade igual ou maior solicitado pelo cliente

 

Uso o ME2, minha integração com o ERP precisa ser alterada?

R: Entre em contato com o responsável pela a integração com o seu ERP e informe para ele as alterações citadas nesse post. Somente o integrador é capaz de informar se é necessário fazer alguma alteração.

 

Posso determinar qual será o warehouse prioritário para a reserva do estoque?

R: Não, vai seguir a regra aplicada informada no item 1.