release note

Alternativas melhores para as coleções por faixa de preço.

por: Carlos Monteiro   April 1, 2015 07:00 em Release Notes

Anunciar o término de um recurso nem sempre é uma coisa fácil, e muitas vezes não é bem vista pelas pessoas que o utilizam, mas se hoje fazemos isso é porque temos algo melhor a oferecer.

A VTEX tem em seu DNA “inovar sempre”, buscando trazer agilidade e facilidade aos seus clientes porém de nada adiantaria trazer essas novas funcionalidades se nossos clientes utilizassem sempre as funcionalidades antigas, não é mesmo?

Portanto, gostaríamos de listar alguns exemplos de como podemos subistituir a utilização de coleções por faixa de preço por outros recursos de forma simples, e claro, que atinjam o mesmo resultado.

Cenário X Alternativas

Cenário 1:

Vamos imaginar que você criou uma coleção por faixa de preço entre R$ 99,00 e R$ 1.000,00 e filtrando apenas produtos do departamento Brinquedos, como replicado abaixo:

Coleção

Coleção

Agora vamos imaginar que o objetivo que originou a criação desta coleção seja para realizar promoções baseadas nos seus critérios.

Neste caso oferecemos o novo sistema de pricing! O Pricing traz muito poder e novos recursos para gerenciar suas promoções, que além de suprir todos os critérios contido nas promoções, traz ainda novas possibilidades:

Pricing

Um detalhe importante que merece ser salientado é que as Coleções possuem uma limitação neste cenário, que filtra apenas os produtos do vendedor principal, enquanto que no Pricing você é capaz de determinar em quais canais de venda essa promoção será válida.

Se você ainda não conhece o novo sistema de Pricing não perca tempo! Clique aqui para saber mais sobre o Pricing.

Cenário 2:

Vamos imaginar agora que você tenha coleções criadas para construir prateleiras filtradas por faixa de preço.

Neste caso sugerimos que você realize os filtros usando a query string de busca no cadastro da prateleira.

Para manter o exemplo do cenário anterior, a querystring no nosso caso seria como a seguinte: ?fq=C:59&fq=P:[99 TO 1000], onde 59 é o ID da Categoria e entre os [] você define a faixa de preço:

Prateleira

Prateleira

Esses recursos são hoje suficientes para suprir a maioria dos casos que justificava a criação de coleções por faixa de preço, e são de fato muito mais eficazes, tanto para manipular a informação quanto para o sistema realizar o resultado que esperamos.

É claro que pode existir vários outros cenários, e caso você tenha um que seja diferente dos abordados neste artigo, por favor, compartilhe conosco na comunidade ou entre em contato com nosso suporte para que juntos encontremos uma forma de alcançar seus resultados de forma eficiente.

Seu feedback é fundamental para o aprimoramento do nosso produto. Dúvidas e sugestões são bem vindas. Participe na comunidade.